O escritório produz projetos de diferentes tipos, como por exemplo: projeto de arquitetura, projeto de interiores, projeto ordenação urbana, etc., de dimensões variadas. Independentemente do tipo e tamanho do projeto, a produção irá demandar um conjunto de atividades padrão, que podem ser resumidas nas atividades abaixo:
- a) Atividades iniciais de estudo: essas atividades compreendem entrevista inicial com os clientes para levantamento de necessidades e objetivos, visita ao local do empreendimento, elaboração de programas de uso e elaboração de conceitos e croquis para apresentação e aprovação dos clientes. É nessa fase que são propostas as soluções. Conduzida por arquitetos experientes no escritório.
- b) Atividades de desenvolvimento e detalhamento: as atividades subsequentes à fase anterior compreendem a elaboração de anteprojeto, projeto básico, projeto executivo, memorial descritivo, dentre outros itens. Nestas etapas, as soluções propostas serão detalhadas dentro de padrões técnicos/ normativos e representadas em maquetes, desenhos, plantas e tabelas com o auxilio de programas de computador.
- c) Atividades de gerenciamento de projetos: os projetos produzidos são gerenciados pelos coordenadores de cada projeto. As atividades incluídas nesta categoria compreendem a condução das aprovações junto aos clientes, a gestão da comunicação e documentos e o gerenciamento dos prazos, dentre outras.